Tudo o que acontece na Mercosul

Summit Executivo - Sustentabilidade e Negócios 

Entre os dias 9 e 10 de Novembro de 2023, a Mercosul Motores marcou sua presença na edição 2023 do evento Summit Executivo, de iniciativa do MAC (Movimento Alagoas Competitiva).  

 

Com uma pauta aprofundada em sustentabilidade nos negócios, o evento chamou muita atenção por trazer, além de um tema necessário, discussões para tomadas de decisões extremamente relevantes no cenário atual onde a preocupação com o meio ambiente e as práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes e trazendo um estado de alerta, dados os últimos eventos climáticos que geraram recentes ondas de calor e outros fenômenos naturais atípicos no Brasil e em outras regiões do globo. 

 

Os painéis de discussão abordaram uma variedade de tópicos, desde estratégias para reduzir a pegada de carbono até métodos inovadores para incorporar a responsabilidade ambiental nos planos de negócios. 

 

Ao promover o encontro, o Movimento Alagoas Competitiva fortalece seu conceito verídico de que o progresso econômico deve estar em harmonia com a preservação ambiental, estimulando práticas empresariais que sejam socialmente responsáveis e ecologicamente corretas e contribuindo para uma economia verde e inclusiva. 

 

Durante os dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de aprender com especialistas no campo da sustentabilidade, adquirindo conhecimento valioso, o qual podem aplicar em suas próprias empresas. Além disso, o evento também destacou casos bem-sucedidos de empresas que já estão fazendo grandes avanços na área da sustentabilidade, e um desses casos foi o da Mercosul Motores. 

 

Em um exemplo real e concreto, a Mercosul mostrou às pessoas presentes como sua tecnologia está fazendo a diferença no ramo automobilístico. 

 

Em um dos ambientes do Hotel Jatiúca, local onde aconteceu o encontro, estava à vista das pessoas um carro comum fabricado em 1997. Aquele veículo que, se não fosse por sua pintura personalizada, dificilmente seria distinguível de outros carros do mesmo modelo apenas ao ser observado, teve seu tradicional e poluente motor a combustão substituído por um eficaz e sustentável motor elétrico, permitindo, assim, que o mesmo funcionasse normalmente, mas sem a poluição causada pelo motor anterior, que utilizava da queima de combustíveis fósseis.  

 

 

"Poucas (empresas) fazem, de verdade, um projeto que é verde, e o nosso projeto é verde. A gente já tem dois bilhões e setecentos milhões de carros (no mundo), colocar mais carros (no mundo) para dizer que são elétricos não é a solução. Agora, pegar os (carros) atuais e transformar em elétricos, sim, nós estamos falando em coisas verdes." - Disse Carlos Eduardo França, CEO da Mercosul Motores em entrevista ao AL TV. 

 

A escolha de um carro fabricado no século passado teve a intenção de mostrar que não era necessário ter um veículo caro e de última geração para que mudanças sustentáveis pudessem ser feitas. 

 

Também em entrevista ao AL TV, o tecnólogo Roberto Saldo explicou brevemente sobre o processo para que motor a combustão seja substituído por um motor elétrico em carros comuns que já estão em circulação: 

 

"Existe um kit... O motor elétrico, o inversor, que vai fazer o controle desse motor, e as baterias que vão alimentá-lo. Você pode colocar mais equipamentos para deixar ele mais completo, mas com esses equipamentos que eu falei ele já anda". 

 

Com a apresentação de uma real e palpável solução sustentável no setor automobilístico, a Mercosul Motores pretende impulsionar o movimento de transição de motores a combustão para motores elétricos com sua expansão para o estado alagoano, sendo a primeira fábrica do segmento a atuar na região nordeste do Brasil. 

 

A secretária da Fazenda Renata Santos revelou sua expectativa de que Alagoas venha a se tornar um polo de economia verde e tecnologia, tratando-se de motores elétricos, sendo a chegada Mercosul Motores na região o pontapé inicial para que isso aconteça. 

 

Confira, aqui, a entrevista completa pelo jornal AL TV. 

 

Referências: AL TV, Movimento Alagoas Competitiva, Gazeta de Alagoas

Redação: Thomas Silva. 

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar